Como preparar psicologicamente a criança para uma cirurgia?



Cirurgias são sempre motivo de ansiedade e apreensão para qualquer pessoa, principalmente para crianças, que tendem a fantasiar e ter mais medo em relação a tudo que é novo.


Por isso, preparar psicologicamente a criança para uma cirurgia é fundamental – e isso requer alguns cuidados! 

Veja algumas dicas:


Converse com a criança

Explique para ela o que vai acontecer, em uma linguagem compreensível para a idade. Fale sobre o momento de preparação da cirurgia, a anestesia, o procedimento em si e sobre o pós-operatório. 


Você pode usar elementos que a ajudem a entender melhor, como livros, brinquedos e lápis e papel. Operar uma boneca ou um bichinho de pelúcia, por exemplo, é uma forma lúdica de explicar o que vai acontecer.


Não minta

Diga a verdade: se vai doer e você disser que não vai, é provável que ela se assuste com a dor na hora e isso pode abalar a relação de confiança entre vocês. O melhor é explicar para a criança que vai doer sim, mas que vai passar. 


É claro que você precisa ser cauteloso para não acabar assustando o seu filho, mas dizer a verdade é também desmistificar esses pensamentos fantasiosos que poderiam levá-lo a sofrimentos intensos e desnecessários.


Ouça a criança

Muitas vezes nós, adultos, precisamos chegar com todas as respostas e informações na ponta da língua para dar às crianças. Mas a verdade é que ouvir é uma etapa fundamental para criar um verdadeiro vínculo com os pequenos e deixá-los mais confiantes.


Dispor-se a ouvir uma criança pode surpreender. Os medos dela podem não ser os mesmos que você tem e talvez as angústias que ela sente sejam muito mais simples do que você imagina.


Invista na sua própria confiança

Quanto mais seguro você estiver, melhor para a criança, pois você passará essa confiança para ela. Então pesquise na internet, leia muito sobre o assunto e converse com outros pais que já passaram por uma situação parecida. A equipe médica que acompanhará o seu filho também é fundamental nesse processo de informação.


Converse com os médicos envolvidos, procure conhecer o local onde será feita a cirurgia (se possível), e tire todas as suas dúvidas. Assim, além de se sentir mais calma e lidar com as suas próprias emoções, você poderá transmitir ao pequeno paciente toda a segurança e tranquilidade que ele precisa.


Como você pôde ver, preparar psicologicamente a criança para uma cirurgia pode não ser tão complicado, mas requer muita dedicação. Se o seu filho está se preparando para fazer uma otoplastia e você está com dúvidas sobre o procedimento, ou gostaria de compartilhar algo com outros pais, entre em contato conosco!

365 visualizações

Responsável técnico 

Dr. Marcelo S. Assis

CRM / SP 93.498

RQE : 22.824

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

© 2015 por Projeto Orelhinha.

Todos os direitos reservados

www.projetoorelhinha.com.br